Com objetivo de unir diversão e proteção, a Secretaria de Saúde está imunizando crianças e adultos no Zoológico de Brasília até 17h de domingo (4/12)
postado em 04/12/2022
Os brasilienses que decidirem visitar o Zoológico de Brasília neste domingo garantem a diversão e ainda saem de lá com o cartão de vacina atualizado. A Secretaria de Saúde está com um posto de imunização móvel até às 17h com imunizantes contra a covid-19, a influenza e o pólio, além de doses do calendário de rotina, com exceção da BCG. A meta é ampliar a cobertura vacinal no DF num momento em os casos de covid avançam na capital.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, falou sobre a importância de completar o calendário vacinal. “A cobertura vacinal precisa atingir a meta de 95% do público alvo e, por isso, estamos nos espaços públicos, nos tribunais, hoje (domingo) no Zoológico, no Eixão, nas feiras. Ontem (sábado), estávamos em uma escola classe em Ceilândia, entre outros locais” elenca.
Lucilene Florêncio ressalta a importância da vacinação para conter a propagação das doenças. “Quando nos vacinamos, cuidamos de nós e do próximo, não podemos permitir a reintrodução de vírus no nosso território, nós possuímos as vacinas, então não podemos aceitar que esses vírus voltem a circular”
A secretária destaca que a ação deste domingo é uma parceria entre Superintendência da Região Centro Sul, a Diretoria da Atenção Primária e o Zoológico de Brasília. Segundo ela, a proposta é que a ação no Zoológico tenha uma agenda permanente, em pelo menos um domingo no mês. “As tratativas são feitas no Conselho de Administração e incluem vários assuntos relacionados à saúde, como a prevenção contra o mosquito da dengue, saúde bucal, planejamento familiar, entre outros, ” conclui.
Caderneta de vacinação
Os menores de 12 anos precisam estar acompanhados com os responsáveis para se vacinarem. Taís Gonçalves, 26, moradora de Samambaia Sul, levou o filho Téo Gonçalves de 4 para passear e se imunizar. “Eu soube ontem da campanha. É a primeira vez que meu filho vem ao Zoológico, então eu aproveitei e trouxe ele para vacinar”, afirma.
Já o Lucas Carvalho, corretor de imóveis, morador do Lago Norte, levou a filha Sara, de três anos, para se imunizar. “ A Sara estava com o cartão de saúde atrasado por causa da pandemia, então ela tomou três doses. Meu filho Israel, de 6 anos, tomou a gripe”, conta.
Para o superintendente de Educação e Uso Público do Jardim Zoológico, Alberto Gomes de Brito, a ideia de aderir a ação surgiu no período do dia das crianças. “Estávamos montando a grade de atividades, então percebemos que havia uma preocupação da Secretaria de Saúde com a cobertura vacinal, principalmente, em relação a alguns imunizantes. Então, por ter um espaço grande e com muitas crianças, observamos que seria uma ação interessante como se mostra hoje.”