Segundo Ana Moser, empossada nesta quarta (4/1), as crianças que estudarem nas instituições “vão aprender a história dele, que é a história do esporte brasileiro”
postado em 04/01/2023 12:25
A ministra do Esporte, Ana Moser, pediu em seu discurso de posse, nesta quarta-feira (4/1), que escolas sejam batizadas com o nome do Rei Pelé, morto na semana passada aos 82 anos. Segundo Ana Moser, as crianças que estudaram nas instituições batizadas “vão aprender a história dele, e a história do Pelé é a história do esporte brasileiro”.
“Já deram nome para avenida, para estádio. Eu acho que deveria se dar o nome do Rei Pelé para muitas escolas. Porque os alunos dessas escolas, ao terem o nome do Rei Pelé na sua escola vão aprender a história do Pelé, que é a história do esporte Brasileiro, muito da história do Brasil, e precisa ser mantida”, declarou a ministra.
Medalhista olímpica e ex-jogadora de vôlei, Ana Moser foi empossada hoje em solenidade no Palácio do Planalto. Além de Pelé, que a ministra classificou como “o maior de todos, ele vem primeiro”, Moser também homenageou em sua fala a ex-jogadora de vôlei Izabel Salgado que morreu em novembro, e o ex-jogador de futebol Sócrates.
“Foco nas torcidas organizadas”
Estavam presentes na solenidade parlamentares, líderes de organizações esportivas e outros ministros do novo governo, como a da Saúde, Nísia Trindade, a da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o da Educação, Camilo Santana. Aos pares, Moser disse que as pastas trabalharão em conjunto.
Em seu discurso, a ministra do Esporte afirmou que o foco de sua gestão será os torcedores. “No caso do futebol, o foco que teremos é na relação das torcidas organizadas com a nossa proposta do esporte como direito de todos. As torcidas organizadas mostraram grande mobilização social, em vários momentos nos últimos anos. E avaliamos como muito positiva a humanização e a ampliação dessas relações”, disse. Moser.
Ela anunciou também que a Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor será chefiada pelo ex-secretário de Esporte e Lazer de Mauá, São Paulo, José Luiz Ferrarezi.