Com o objetivo de fiscalizar as políticas públicas de saúde, promotores da justiça vão realizar um relatório para a Secretaria de Saúde
postado em 09/02/2023 10:22
Na manhã desta quinta-feira(9/2), equipes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios estão nas ruas do DF para fiscalizar as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A ação tem como objetivo fiscalizar as políticas públicas de saúde com foco em quatro áreas: recursos humanos, estrutura física, equipamentos mobiliários e medicamentos.
Batizada de Operação Diagnose, a ação será realizada pelos promotores de justiça que vão verificar se os profissionais estão cumprindo a jornada de trabalho estabelecida, como estão as condições dos prédios e equipamentos, o abastecimento de medicação das farmácias, se há restrição de atendimento com o bandeiramento para casos urgentes, entre outros aspectos.
“Esse é o quarto ano que o MP realiza esta operação com objetivo de colher informações históricas para qualificar a atenção à saúde na rede de urgência e emergência da rede pública de saúde do Distrito Federal”, explica a promotora de justiça.
Um checklist foi elaborado para que todos os promotores de justiça possam utilizar o mesmo parâmetro para inspeção das unidades. Após a operação, será elaborado um relatório para ser entregue à Secretaria de Saúde.