Ministro da Justiça e Segurança Pública acompanha o discurso do presidente Lula em relação à política monetária do Banco Central
postado em 10/02/2023 15:44
(crédito: Isaac Amorim)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sustentou as críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos dias à alta taxa de juros praticada no Brasil e à independência do Banco Central (BC). Nas redes sociais, o ex-governador do Maranhão disse que “autonomia não é soberania”. A partir dessa compreensão, segundo ele, é possível compreender a “legitimidade do debate”.
“Autonomia não é soberania. Todos os órgãos administrativos estão sob a autoridade do Chefe de Governo delegatário da vontade popular. E nem o mandato presidencial é incondicional e ilimitado. Com essa moldura jurídica, fica mais clara a legitimidade do debate sobre juros”, argumentou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem criticando, nos últimos dias, a taxa básica de juros, que está em 13,75%. E o presidente do BC, Roberto Campos Neto, chegou a ser convidado por parlamentares do PSol a comparecer ao Congresso Nacional para explicar a alta dos juros.