Neste segundo momento, autoridades e especialistas vão discutir preservação da cultura local e do tombamento de Brasília, educação patrimonial, mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital do país
postado em 24/02/2023 06:00
(crédito: Carlos Vieira)
Com o tema Quem ama preserva, a segunda edição do Entre os Eixos do DF vai reunir diversos especialistas e autoridades na próxima terça-feira (28/2), das 14h às 18horas. O intuito deste encontro, é manter a educação patrimonial com a preservação de Brasília e sua cultura, monumentos, questões habitacionais, econômicas e arquitetura.
O evento terá 30 minutos de abertura antes de receber convidados estratégicos, entre representantes do governo, empresários, especialistas e formadores de opinião. Neste momento, os convidados previstos são a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz de Sousa Silva.
Em seguida, o evento começa a apresentar três painéis. O primeiro vai trazer à discussão a pergunta “Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?”. Para analisar o tema, oficial de Projetos do Setor de Cultura na Representação da Unesco no Brasil e Cláudia Conceição Garcia, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnB.
No segundo painel, o coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Thiago Perpétuo, e o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, além de Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor da Prourb do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Nessa parte, o tema será “O despertar para a educação patrimonial”.
A terceira e última rodada vai discutir mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital. Para esses assuntos, o Entre os Eixos do DF recebe o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus de Oliveira, o presidente da (Terracap), Izidio Santos, e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Por fim, o encontro será encerrado.