A educação escolar é obrigatória a partir dos seis anos na Suécia e Dinamarca. A maioria das crianças vai antes disso para creches ou pré-escolas
postado em 09/03/2023 15:18 / atualizado em 09/03/2023 15:19
Mesmo no inverno, sob chuva ou neve, as pré-escolas dos países escandinavos priorizam o ensino ao ar livre para que as crianças pequenas desfrutem da natureza e aprendam a amá-la desde cedo. Sentados em uma lona estendida sob a neve no meio da floresta, Agnes e seus amigos, com cerca de cinco anos, contam galhos em uma aula improvisada de aritmética.
“Usamos pedaços de madeira para mostrar que eles podem usar qualquer coisa da natureza para fazer matemática”, disse a professora Lisa Bystrom. “Na escola eles se sentam com uma folha e um lápis, mas aqui fazem de um jeito mais divertido”, explicou.
A educação escolar é obrigatória a partir dos seis anos na Suécia e Dinamarca. A maioria das crianças vai antes disso para creches ou pré-escolas, e muitos responsáveis optam por locais ao ar livre onde os alunos estão na natureza.
“Hoje em dia a tecnologia domina a maioria (das coisas), para mim é necessário estar em contato com a natureza desde criança para aprender a respeitá-la”, disse Andreas Pegado, professor e pai de uma aluna desta pré-escola.
Em dias sem chuva, os pequenos almoçam sentados em bancos de madeira, ao redor de uma fogueira. Após a refeição, as crianças de dois anos ou menos cochilam em sacos de dormir, inclusive nos dias de temperatura abaixo de zero.
“Eles têm muito ar fresco, dormem mais e melhor”, garante Johanna Karlsson, diretora da pré-escola “Ur & Skur”, que não se incomoda com a temperatura de 5ºC.