Considerada como a maior obra de mobilidade urbana do governador Ibaneis Rocha, o complexo viário vai beneficiar mais de 140 mil pessoas
05/06/2023 10:27, atualizado 05/06/2023 10:27
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugura o Túnel de Taguatinga na manhã desta segunda-feira (5/6), dia em que a cidade completa 65 anos.
Com custo estimado em R$ 372 milhões, a obra começou em julho de 2020. A promessa inicial era que o túnel seria entregue em 2021, mas a previsão foi alterada mais de uma vez até a inauguração de fato, nesta manhã.
O túnel liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida Elmo Serejo. O objetivo da passagem subterrânea é oferecer caminho livre para motoristas que se dirigem a outras regiões administrativas.
Além da passagem subterrânea, com seis faixas de rolamento, o complexo viário é composto por duas pistas vicinais e um corredor exclusivo para ônibus.
Inicialmente, apenas carros leves e de passeio poderão trafegar pelo túnel. Até que o viaduto acima da passagem esteja pronto, ônibus e demais veículos pesados continuarão a fazer o mesmo percurso do início das obras.
Ao longo de 1 km de extensão, o túnel, cuja velocidade permitida será 60 km/h (fiscalizada por radar), terá duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
A passagem foi construída a 20 metros de profundidade e conta com três setores principais: de segurança, hidráulica e de energia.