A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), sorteiam nesta sexta-feira (16/06), 30 casas a custo zero de Rio Verde (GO). O sorteio do programa Pra Ter Onde Morar Construção será realizado na sede Agehab, em Goiânia, com transmissão on-line pelas contas institucionais da Agência no Facebook e no YouTube.
Famílias do município que não puderem acompanhar a transmissão de casa terão possibilidade de assistir ao sorteio por telão no espaço da Igreja Assembleia de Deus, na Rua Costa Gomes, nº 1480, no centro da cidade.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy e o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, participarão virtualmente da transmissão do sorteio. Também participarão autoridades convidadas, entre elas representantes do Ministério Público de Rio Verde. O sorteio é realizado em sistema desenvolvido pela própria Agehab, totalmente auditável e que pode ser verificado pelas autoridades fiscalizatórias a qualquer momento.
Segundo Baldy, a preocupação com a lisura do processo é uma prioridade. “O sorteio das famílias é um momento cheio de expectativa e por isso, a Agehab dá toda a transparência ao processo para que todos os candidatos possam acompanhar tudo de perto. É muito bonito o momento em que uma família se sente agraciada com o fruto desse trabalho do Governo de Goiás”, enfatiza.
Casas a custo zero
Neste momento, estão em construção cerca de seis mil moradias a custo zero em cerca de 130 municípios goianos.
Para o secretário Pedro Sales, esse número é reflexo da sensibilidade do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha, atentos à necessidade de moradia da parcela de maior vulnerabilidade social.
“O foco é ampliar esse número para 10 mil casas. É um desafio, mas com trabalho e dedicação vamos alcançar”, salienta.
O secretário lembra que é preciso que as prefeituras sejam parceiras, ao oferecer terreno regularizado e infraestrutura, como asfalto, água e energia para as moradias.
Benefícios
As 30 primeiras moradias de Rio Verde sorteadas nesta sexta-feira já estão em fase final de execução. O município, porém, já tem garantidas 100 casas a custo zero.
Ao todo, a soma do investimento total chega a R$ 11,7 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege).
As demais casas serão sorteadas à medida em que se aproximar a conclusão das obras.
Além da modalidade
Construção, Rio Verde conta com outros benefícios na área de habitação. Já são quase 1,2 famílias atendidas pelo Aluguel Social e outras 700, contempladas com o subsídio do Crédito Parceria, que auxilia no financiamento de unidades junto à Caixa Econômica Federal.
Na área de regularização fundiária, quase 2 mil escrituras estão em processo de emissão.