Normalização é gradual conforme os reservatórios são carregados com carga d’água, iniciando pelas regiões da zona baixa, posteriormente zona média e, por último, zona alta.
Obras de ampliação devem duplicar bombeamento de água no Sistema João Leite
A obra da segunda etapa de interligação da nova adutora da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) foi concluída na noite deste domingo (9). Em nota, a empresa informou que o sistema de bombeamento foi reativado às 19h50, mas que a água deve retornar gradualmente nesta segunda-feira (10), em Goiânia e Aparecida de Goiânia.
No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água, iniciando pelos reservatórios da zona baixa, posteriormente zona média e, por último, zona alta, diz a nota da Saneago.
A manutenção, que atingiu cerca de 123 bairros, começou na sexta-feira (7) e faz parte da ampliação do Sistema João Leite. Segundo o Superintendente de Obras da Saneago, Marco Antônio de Andrade, a retomada do abastecimento atrasou por conta de um vazamento detectado em uma das flanges (espécie de anel).
“Nós detectamos um vazamento e neste momento foi uma situação difícil, mas nós tínhamos que fazer a correção. Foi um trabalho árduo. Toda a equipe ficou aqui durante 48 horas”, disse Marco Antônio.
A Saneago ainda informou que quando o abastecimento for restabelecido nas casas, ainda é fundamental que a população colabore e faça o uso moderado da água. Essa medida é importante para contribuir com o abastecimento de todos, especialmente dos moradores das partes mais altas da cidade ou afastadas do local da manutenção, que levam mais tempo para ter o fornecimento totalmente restabelecido.
Ampliação do Sistema João Leite
De acordo com a Saneago, a interligação da adutora de água tratada Senac Leste-Celg faz parte do complexo de obras do primeiro trecho do Linhão Gyn-Apa, que compreende investimentos de R$ 48 milhões.
A obra contempla a construção de elevatória com capacidade de bombeamento de 3 mil litros por segundo, adutora de 1,2 metro de diâmetro e 1.600 metros de extensão.
A companhia informou que a conclusão vai duplicar a capacidade de bombeamento de água para bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, atendidos pelo Sistema João Leite.