A restituição do Imposto de Renda é conhecida por muitas pessoas. Porém, não são todas elas que conseguem a sorte de receber parte do valor pago na declaração de volta. Entretanto, existem pessoas que conseguem acesso ao valor e precisam estar cientes de quando o pagamento será feito; confira abaixo:
O pagamento da restituição ocorre quando o cidadão envia a declaração do Imposto de Renda, ela passa por uma avaliação dos agentes da Receita Federal e, após uma verificação, é constatado que o cidadão fez um pagamento excessivo e precisa receber parte do valor pago em imposto de volta em sua conta.
Isso não é raro de acontecer. São milhões de brasileiros que recebem anualmente o pagamento da restituição do Imposto de Renda. Porém, ao mesmo tempo que são muitos que estão aptos ao recebimento do benefício, muitos também não sabem quando podem receber o valor em suas contas bancárias.Por isso, estamos aqui para reforçar as datas de pagamento referente à restituição deste ano. Inclusive, vale ressaltar que na entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano, houveram duas novas oportunidades de receber a restituição mais cedo: A declaração Pré-Preenchida e as pessoas que optaram por receber o pagamento via chave PIX (CPF).
Então, se você tiver escolhido algumas das duas opções citadas, possivelmente você estará recebendo o seu pagamento da Receita Federal em breve, pois a data de pagamento dos prioritários foi no dia 31/05. Porém, fique atentos às datas de todos os cinco lotes que você pode estar recebendo o valor da Receita.
Quando posso receber a restituição do Imposto de Renda?
O pagamento da restituição é feito em cinco lotes. Somente no primeiro lote foram pagos R$7,5 bi para mais de 4 milhões de pessoas. Então, a partir do segundo lote, ainda mais dinheiro será encaminhado de volta à população que entregou a declaração e terá direito de receber parte do valor de volta.
Aposentado do INSS se choca com os descontos nos salários de junho
Seguro-desemprego pode ser negado? Veja situações que impedem saque do benefício
Valor da restituição do IRPF surpreende os contribuintes de forma negativa
1º lote: Consulta em 24/05 e o pagamento será realizado em 31/05;
2º lote: Consulta em 23/06 e o pagamento será realizado em 30/06;
3º lote: Consulta em 24/07 e o pagamento será realizado em 31/07;
4º lote: Consulta em 24/08 e o pagamento será realizado em 31/08;
5º lote: Consulta em 22/09 e o pagamento será realizado em 29/09.