Consumo de chocolate no Brasil aumentou em 10% em 2022, segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab). Professor de gastronomia ensina a fazer duas receitas com o ingrediente queridinho no mundo todo.
Um ingrediente amado mundialmente por muita gente merece uma data comemorativa só para ele. Por isso, o Dia Mundial do Chocolate existe e é comemorado nesta sexta-feira (7), data que representa a chegada do produto na Europa no século 15.
Para celebrar a data, o professor de gastronomia Cesar Alexandre Marins, do Senac Salto (SP), ensina a fazer duas receitas.
Fondue de Chocolate
Ingredientes
- 200g de creme de leite fresco ou UHT;
- 100g chocolate meio amargo picado;
- 100g chocolate ao leite picado;
- 1 colher (sopa) de conhaque (opcional).
Modo de Preparo
- Coloque o creme de leite numa panela e leve ao fogo médio para aquecer, adicione os chocolates (ao leite e meio amargo) e mexa bem para misturar.
- Espere engrossar e desligue o fogo.
- Se preferir, acrescente o conhaque e misture.
- Sirva quente numa vasilha ou cumbuca.
Dica: Pode usar bolinhos de chuva, marshmallow ou frutas (morango ou uva, por exemplo) para mergulhar no fondue e deixar ainda mais saboroso.
Chocolate Quente
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1 colher (sopa) de amido;
- 180g de leite condensado;
- 1 colher (sopa) chocolate em pó;
- 1 canela em pau;
- 90g chocolate ao leite ou meio amargo picado;
- 1 colher (café) de essência de baunilha;
- Canela em pó (opcional).
Modo de Preparo
- Em uma panela, coloque 2 xícaras de leite (reserve ½ xícara e adicione o amido), o leite condensado, canela em pau e chocolate em pó;
- Misture bem e leve ao fogo até ferver. Adicione a ½ xícara de leite com amido, chocolate picado e a essência de baunilha, continue mexendo até dissolver e engrossar (leva de 6 a 10 minutos, aproximadamente).
- Desligue o fogo, coloque na xícara e polvilhe canela em pó (opcional).
Cacau foi um presente ao Brasil
Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), a história da produção de cacau no Brasil começou por volta do ano de 1746 e foi um presente de um viajante francês.
Sementes de cacau foram dadas por ele para um fazendeiro do sul da Bahia. O cacau, matéria-prima do chocolate, foi cultivado, e logo, a iguaria caiu no gosto dos brasileiros